Hérnia de Disco Estrusa tem cura ?

Hérnia de Disco Estrusa, uma das principais causas das dores nas costas em humanos e que ainda não é bem compreendida pela maioria das pessoas.

HÉRNIA DE DISCO

Dr. jonathan ortiz fisioterapeuta

9/2/20254 min read

Um homem com idade de 30 anos, praticava musculação regularmente na academia desde a adolescência, mas, há um ano deixou de fazer o que mais gostava. Ele me procurou por estar passando por maus bocados, devido a dores muito fortes na região lombar, glúteo direito e fraqueza na perna. Onde nenhuma medicação aliviava a dor. Com isso tinha muita dificuldade de achar posições para dormir, ficar de pé era desconfortável e recebera indicação de cirurgia de coluna.

O que ele tinha?

Foi Identificado em seu exame de imagem (Ressonância Magnética), realizado há poucas semanas, uma Hérnia de Disco Estrusa, comprimindo raiz nervosa. Com o passar do tempo, desde os primeiros sintomas a perna inteira apresentava sinais de atrofia muscular e aparente perda de força no membro inferior.

A hérnia de disco lombar (LDH) refere-se ao deslocamento do material do disco intervertebral além do perímetro normal do espaço discal e é responsável por aproximadamente dois terços de todos os diagnósticos de dor na coluna. É também a causa mais comum de ciática, que afeta de 1% a 5% da população anualmente. Segundo estudo realizado pelo jornal de Neurocirurgia: Spine em 2023.

Não entrarei em detalhes sobre como foi realizada a avaliação. Contudo, durante a avaliação no paciente, percebi que ele estava muito preocupado sobre a indicação de cirurgia proposta pelo especialista médico. Visto que, ele tinha uma hérnia muito grande na sua lombar somado as dores fortes.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que as Hérnia de disco, que muitos pensam ser irreversíveis, na verdade, podem ser reabsorvidas com o tempo pelo próprio organismo. Como está documentado no estudo cientifico realizado pelo Jornal de Neurocirurgia: Spine em 2023:

"....O tempo médio para o acompanhamento de imagem foi de 11,5 meses. As probabilidades de regressão espontânea com discos abaulados, protrusos, extrudados e sequestrados foram de 13,3%, 52,5%, 70,4% e 93,0%, respectivamente (χ2 = 126,01, p < 0,001). Discos extrudados e sequestrados também foram significativamente mais propensos a regredir completamente do que morfologias menores...."

E após informações compartilhadas com o paciente, ele ficou mais tranquilo quanto a seu prognóstico. Mesmo sabendo o laudo do exame feito. Além de ter ouvido outras histórias de pacientes, que já foram atendidos e tiveram ótimos resultados fazendo o tratamento. Tendo, inicialmente, as mesmas condições clínicas que ele tivera.

Claro, que cada caso é um caso, e existem as exceções, e precisam de um tratamento mais invasivo. Mas é importante passar por profissionais que saibam do que estão fazendo e falando, para que as soluções sejam efetivas.

Como ocorre a Hérnia de Disco Estrusa?

Segundo o paciente, ele fazia levantamento de peso na academia ele já havia sentido algumas dores e desconforto. Certo dia, sentiu uma dor tão forte ao fazer o exercício, que quase caiu com o peso, porém, para não deixar o peso cair, manteve por alguns segundos e após isso a dor foi tão intensa que ele precisou sentar e esperar aliviar. No outro dia, ele não conseguia levantar da cama de tantas dores.

A ciência não define uma única condição para o surgimento da Hérnia de disco, porém, sabemos que dependendo do movimento que fazemos, da força, da posição mantida, e da repetição por muito tempo, isso gera uma pressão dentro do disco, e essa pressão sendo direcionada para parte posterior lateral do disco, tem uma grande chance de romper o anel fibroso, que é o que protege e mantem a pressão do disco, fazendo com que o núcleo (tecido semelhante a um gel, altamente hidratado, rico em proteoglicanos), extravase, e toque a raiz nervosa. Sendo uma das principais causas de dores lombares e ciáticas.

Existem outros fatores que também devem ser observados, como: estresse, ansiedade, sedentarismo, tabagismo, sono e alimentação.

Como tratar a Hérnia de Disco Estrusa?

Os sintomas apresentados pelo paciente em questão, eram muito fortes na região lombar e glúteo direito e fraqueza na perna, onde nenhuma medicação aliviava a dor. Entretanto, vale ressaltar que os sintomas variam de pessoa para pessoa, sem uma regra exata.

Inicialmente saber identificar os sintomas e procurar um médico ortopedista é a melhor opção. Quais são os sintomas mais comuns?

  • Dor, queimação, choque ou formigamento na região lombar, cervical ou torácica

  • Perda de força em braço ou perna

  • Alterações na sensibilidade de braço ou perna

  • Dores de cabeça que sobem da região do pescoço

  • Dores que espalham para perna, passando por glúteo, coxa, joelho ou panturrilha (mas conhecida como dor ciática)

  • Dores que espalham para braço, passando pelo trapézio, ombro, cotovelo, punho e mão.

Não havendo sinais neurológicos progressivos, é natural ter uma melhora espontânea em até um mês e meio, na grande maioria das vezes em um primeiro caso de dor aguda, necessitando apenas de repouso, medicações e terapias conservadoras, com um provável retorno dos sintomas em até 12 meses para 69% dessa população. Caso as dores persistam é necessário procuram um médico ou fisioterapeuta especialista para investigar melhor e indicar o melhor tratamento que pode variar de pessoa para pessoa.

Assim como foi contado no inicio dessa história, pacientes com Hérnia de Disco Estrusa já foram tratados e tiveram ótimos resultados utilizando tratamento conservador de vai na causa da dor, fisioterapia especializada para tratamento de coluna, que gera resultado em 95% dos casos de dor de coluna e que pode te ajudar, caso você esteja passando por maus bocados por causas das dores.

Portanto, não desanime, tenha persistência, seja positivo, a vida tem muitos bons motivos para você não desistir e você já sabe que é possível, agora é sua responsabilidade.

No final da avaliação do paciente ele respondeu bem para aos testes e teve alivio nas dores, hoje ele está seguindo o tratamento.

Esse artigo não tem por objetivo esgotar informações sobre esse assunto, continue seus estudos.

Imagem ilustrativa de uma hérnia de disco póstero lateral.

Imagem real de uma hérnia de disco utilizando uma Ressonância magnética - lado esquerdo; Imagem ilustrativa Hérnia de disco - lado direito.

Perguntas